sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A FORMAÇÃO DE ATLETAS SOB OS OLHARES DA CIÊNCIA

Autor: Lucas Barreto Klein
Graduando de Licenciatura em Educação Física CDS/UFSC
Membro do GECUPOM/FUTEBOL

As intervenções pedagógicas, que fundamentam os processos de ensino, aprendizagem e treinamento dentro das escolas de futebol, ainda sofrem fortes influências de uma corrente empírico-mecanicista do campo educacional, que tem suas raízes formuladas em meados dos séculos XVI e XVII, a partir de grandes personagens, como René Descartes e outros. Uma das principais consequências desta maneira de tratar o ensino é a organização fragmentada da forma de se trabalhar o jogo e de se interpretar os sujeitos do processo (alunos e/ou atletas). Mas com o passar dos anos, e principalmente, a partir do momento em que a educação física passou a dialogar com diversas outras áreas do conhecimento, tais como, a filosofia e a antropologia, passou-se a tentar compreender o futebol como um fenômeno muito mais complexo. E são estas descobertas, que estão fazendo com que hoje, alguns treinadores, preparadores físicos, e outros atuantes do meio futebolístico passem a interpretar o processo pedagógico de ensino, aprendizagem e treinamento, como algo mais “humanizado” e menos mecânico. Deste modo, já é possível olhar para um atleta e não ver apenas um objeto que se movimenta, mas sim, um corpo, que possuí sentimentos, desejos, que tem o direito de errar, pois é humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário