quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FUTSAL: REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO EM CATEGORIAS DE BASE

RESUMO

Desde seu surgimento em meados do século passado, até os dias de hoje, o futsal vem evoluindo e se tornando uma das modalidades mais praticadas por crianças e jovens em nosso país. Frente a este fenômeno, alguns clubes e associações acabaram criando as escolas de aprendizagem e mais tarde as chamadas “categorias de base”, um espaço de formação que tem como um dos focos principais a busca pela promoção de novos atletas. A partir disso, a atuação de professores/treinadores, neste campo pedagógico, vem ao longo dos anos sofrendo influências de diversas correntes que fundamentam suas práticas de ensino. Desta forma, a proposta deste trabalho, primeiramente, foi a de realizar um resgate histórico da modalidade em questão e caracterizá-la em suas particularidades como esporte coletivo. Em seguida buscou-se algumas reflexões a respeito da concepção mecanicista de ensino através de sua abordagem histórica, sua interpretação sobre o corpo e o Movimento Humano, e suas influências dentro da pedagogia esportiva. Num terceiro momento, discutiu-se sobre o olhar pedagógico do educador em relação a seu projeto de ensino e a valorização dos sujeitos envolvidos neste processo formativo, tudo isto integrado na tentativa de superar a visão fragmentada e analítica da abordagem cartesiana/mecanicista de ensino. As reflexões didático-pedagógicas, expostas neste trabalho, possuem fortes ligações com um processo de ensino para as categorias de base de futsal que buscamos desenvolver na prática.

Palavras Chave: Categorias de base, ensino, futsal.

Autor: Lucas Barreto Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário